Prémio da Melhor Prática Pedagógica Inovadora !

DRAWING TEACHING: EXPERIMENTAL APPROACH USING OPEN EDX

A prática de ensino proposta integra o projeto de investigação centrado na articulação das disciplinas de Desenho, Arquitetura e Urbanismo, na ótica das práticas pedagógicas e das metodologias conceptuais, procurando focar a sistematização do conhecimento basilar do Desenho (matemático, geométrico, artístico, sensorial, poético, simbólico…), ajustando procedimentos sobre as invariáveis tipológicas do formato “aula | tempo de contacto” no âmbito da formação em ciclos de estudo universitário.

Trata-se, portanto, de um processo inovador e transversal de ensino, baseado na articulação de conteúdos científicos aplicados a uma prática pedagógica nova, na medida em que a estrutura pedagógica associa uma plataforma aberta de ensino digital remoto, sem desvincular o carácter analógico das aulas presenciais, mas com uma forte componente de autoaprendizagem, já que os formandos podem gerir o tempo de contacto e de trabalho, cumprindo com o calendário de avaliação de competências a adquirir.

Este método de ensino-aprendizagem, inicialmente implementado nas Unidades Curriculares de Desenho Arquitetónico do Curso de Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Lusófona, tem funcionado em várias edições consequentes, através da planificação e coordenação dos respetivos programas curriculares, potenciando outros desenvolvimentos, nomeadamente de âmbito científico.

A equipa de professores das instituições parceiras (ULHT e UNICAMP) organizaram este processo inclusivo que permite trabalhar com grupos de alunos de países diferentes, evidenciando um enriquecimento e estímulo cultural associado e sistematizado no rigor científico.